O projeto consiste na edificação de duas moradias unifamiliares, uma de tipologia T2 (cor bege) e outra de tipologia T3 (cor rosa).
O terreno possui uma orografia organizada em socalcos de pedra seca e tem implantada uma moradia e um palheiro de caráter popular regional, que são objeto de intervenção e integração na composição global do edificado.
A intervenção incide na valorização e preservação das caraterísticas da construção existente e na construção de uma nova edificação à imagem da arquitetura popular madeirense.
Procurou-se organizar o logradouro exterior através da simplificação dos acessos e redução de desníveis, de modo a facilitar a acessibilidade e mobilidade no local.
A moradia T2 (cor bege) é o resultado da remodelação da moradia de dois pisos, onde se adiciona o volume do palheiro localizado a poente. A ligação entre os volumes é materializada por um volume neutro que marca a diferença de tempos entre o mantido e o que é novo.
A moradia T3 (cor rosa) é implantada a poente do terreno e distribui-se em dois pisos de habitação e numa cave.
As edificações unem-se através de uma pérgula que irá definir a zona de sombra no espaço de logradouro, podendo ser utilizado como zona de estar e de churrasco.
2019
Ponta do Sol
104,00 m2 (existente) / 216,00 m2 (novo)